10 Benefícios das Frutas para uma Dieta Equilibrada

Beneficios para uma dieta equilibradaAs frutas são um maravilhoso presente da natureza para todos os seres humanos, além de saborosas elas atuam como um “medicamento” que melhoram a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Essa dose de saúde é embalada com vitaminas, minerais, antioxidantes e muitas fito-nutrientes (micronutrientes derivados de plantas). Elas são uma festa para a nossa visão e para o nosso paladar, não apenas por causa de sua cor e sabor, mas também por causa do seu perfil nutricional que ajuda o corpo humano se livrar de doenças e mantê-lo saudável!

Nós brasileiros somos privilegiados no quesito frutas, temos uma infinidade de frutas conhecidas e algumas ainda que nem foram descobertas.

O objetivo deste post é apresentar os principais benefícios das frutas e como inseri-las para ter uma dieta equilibrada e saudável.

Benefícios das frutas para uma dieta equilibrada

1 Benefícios das frutas- Baixas calorias:

As frutas são um alimento de baixas em calorias e pobre em gordura e são uma fonte de açúcares simples, fibras e vitaminas, que são essenciais para aperfeiçoar a nossa saúde.

Por isso pra um dieta equilibrada é aconselhável o consumo de 3 porções por dia, pois o consumo moderado de frutas é ideal para quem deseja perder peso.

 

2 Benefícios das frutas- Ricas em fibras:

As frutas fornecem uma abundância de fibras alimentares solúvel, que ajudam na diminuição do colesterol. Outra importante função das fibras é que elas “impedem” a absorção de gorduras pelo corpo.

Outro beneficio das fibras das frutas é que elas ajudam nos movimentos suaves do intestino, com o intestino funcionando melhor diminui-se o risco da constipação intestinal, que muitas vezes deixa a gente com aquela sensação de barriga inchada.

perder barriga e definir o abdomen

 

3 Benefícios das frutas- Ricas em antioxidantes:

As frutas são ricas em antioxidantes, tais como os flavonoides poli-fenólico, vitamina C e antocianinas. Estes compostos, em primeiro lugar, ajudam o corpo humano, protegendo contra o estresse oxidante, diversas doenças, envelhecimento precoce e vários tipos de câncer.

Em segundo lugar estas substâncias ajudam o corpo a desenvolver a capacidade de lutar contra essas doenças, aumentando o nível de imunidade. Muitas frutas, quando comparadas com produtos hortícolas e cereais, têm valores muito elevados de antioxidantes.

As antocianinas são encontradas em frutas vermelhas e roxas tais como, uvas, amoras, açaí, mirtilos, amoras, e em muitos vegetais que se caracterizam por possuírem pigmentos roxos.

O consumo de frutas ricas em pigmentos como este oferece muitos benefícios à saúde. Estes compostos têm propriedades antioxidantes potentes que ajudam a remover os radicais livres do corpo, e, portanto, oferecem proteção contra infecções em geral e combate o envelhecimento precoce.

 

 4 Benefícios das frutas- Ricas em vitaminas

Outra propriedade das frutas que beneficiam a saúde é sua riqueza de vitaminas. As vitaminas são micronutrientes que são essenciais para o bom funcionamento de todas as funções do nosso corpo.

Em conjunto, esses compostos ajudam o corpo a prevenir ou, pelo menos, prolongar as mudanças naturais do envelhecimento ao proteger o corpo de danos e rejuvenescendo as células, tecidos e órgãos.

Seus benefícios nutricionais globais são muitos! Incluindo as frutas na dieta diária, você está se protegendo do enrugamento da pele, da queda de cabelo, perda de memória, perda da visão.

Além do que as vitaminas podem proteger contras algumas doenças, tais como, a doença de Alzheimer, câncer de cólon, osteoporose e outras mais.

5 Benefícios das frutas: Praticidade

As frutas são alimentos práticos para serem transportadas, além de poder carrega-las para qualquer lugar. Para quem deseja ter uma dieta equilibrada e saudável ela é ótima para ser ingeridas em lanches, na forma de suco, in natura ou na forma de vitaminas.

6 Benefícios das frutas: Ricas em sais minerais

São ricas em minerais que são bons para sua saúde. Estes incluem magnésio, zinco, fósforo e ácido fólico. O ácido fólico pode reduzir os níveis homocisteína no sangue, uma substância que pode ser um fator de risco para doença coronariana.

7 Benefícios das frutas: Sacia a fome

As frutas em geral saciam a fome, pois controlam os níveis de açúcar no sangue. Para quem deseja perder uns quilinhos, as frutas além de nutrir podem reduzir o apetite.

8 Benefícios das frutas: Sabores diversos

As frutas possuem sabores tão diversificados que dá para fazer vários pratos, desde doces, sorvetes, até pratos salgados. De forma que com um alimento podemos ter a combinação de alimentos saborosos e nutritivos.

9 Benefícios das frutas: Hidratação

O consumo de frutas deve ser intensificado no verão, pois a grande maioria é formada por 60 a 80% de água.

10 Benefícios das frutas: Redução do colesterol

Muitas frutas, como por exemplo, a maçã é rica em pectinas, essa substância é essencial para a redução do colesterol.

Se você gostou das dicas e informações compartilhadas neste post, considere compartilhá-lo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para mim!

.

Gostou? Então Compartilhe!
    Emagrecer de Vez

    Vinícius Antonio

    Website: