3 Dicas de Dietas para Emagrecer

3 Dicas de Dietas para Emagrecer

O verão está chegando e com ele começa o famoso projeto verão….afinal quem não quer estar com uma boa forma física para exibir na praia ou na piscina não é mesmo?

Em busca de um emagrecimento mais rápido muitas pessoas buscam a melhor dieta, mas são tantos tipos e nomes que muitas vezes ficamos perdidos.

Importante salientar que a maioria das dietas que prometem saúde e perda de peso tem os seus pontos positivos. Mas no final das contar observamos que todas elas têm um ponto em comum, que é fazer você se concentrar em mudar seus hábitos alimentares. Todas elas sem exceção são baseadas em fazer você comer certos alimentos em um determinado momento ou cortar certos tipos de alimentos.

Assim, o objetivo deste post é apresentar três dicas de dietas para emagrecer ideais para você ficar em forma neste verão.

Dieta metabólica

Essa dieta se baseia em estratégias simples para aumentar o seu metabolismo. Nesta dieta são aconselháveis as pessoas a não comer alimentos processados, fast food, alimentos com glúten, laticínios, soja, cafeína e álcool.

Neste plano alimentar o recomendado é comer pequenas refeições, e ela se concentra na qualidade dos alimentos, sem contar calorias. A vantagem desta dieta é que por atuar no metabolismo, ela reduz a insulina, o que leva a perda de peso.

É uma dieta restritiva por retirar os alimentos que as pessoas estão mais acostumadas a comer, mas é considerada uma boa dieta para a perda rápida de peso.

Dieta Paleolítica

A Dieta Paleolítica também conhecida popularmente por dieta paleo é baseada na ingestão de alimentos naturais, e nenhum alimento processado. Os alimentos sugeridos nesta dieta são ricos em nutrientes, incluindo antioxidantes, vitaminas, fibras solúveis, ômega-3 e gorduras monoinsaturadas e carboidratos de baixo índice glicêmico, que promovem a boa saúde. Na dieta Paleo, as pessoas são incentivadas a substituir os produtos lácteos e grãos com mais alimentos ricos em nutrientes saudáveis ​​como carnes, legumes, nozes e sementes.

perder barriga e definir o abdomen

Açúcar, gorduras artificiais e outros alimentos processados que são as causas de inflamação estão fora do cardápio dessa dieta.

Enfim esta dieta é um plano alimentar natural, baseado em várias pesquisas científicas que estudaram profundamente os tipos e quantidades de alimentos que nossos ancestrais comiam durante a era paleolítica.

As vantagens desta dieta estão no fato de que:

  • Proporciona um equilíbrio das gorduras;
  • Fontes proteicas ideais ( ômega 3 e DHA);
  • Retira alimentos calóricos ricos em calorias vazias;
  • Ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  • Melhor digestão;
  • Diminuição de alergias;
  • Diminui o processo inflamatório (diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e da obesidade);
  • Ideal para o emagrecimento (baixas calorias, redução dos carboidratos);
  • Diminui os picos de insulina que favorece o armazenamento de gordura;


Assim, a dieta paleolítica tem como foco principal evitar alimentos que podem prejudicar a sua saúde. Assim ela vai garantir que você coma alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias, e desta forma ela age limitando o risco de doenças e favorecendo o processo de emagrecimento.


Dieta hipocalórica

A dieta hipocalórica é ótima para a perda de peso, mas a mesma não pode ser seguida por muito tempo, pois por ser muito restritiva pode causar perda de energia, dores de cabeça e deficiência nutricional.

Portanto essa dieta é recomendada quando você deseja perder uns quilinhos de forma rápida para curtir algum momento.

Está dieta é baseada na diminuição de calorias consumidas, de forma que devem ser eliminados os alimentos ricos em açucares, carboidratos e gorduras e também a restrição de alimentos ricos em sódio, como a grande maioria de produtos industrializados.

Na dieta hipocalórica os alimentos permitidos são verduras e frutas e bastante água. A forma de preparo dos alimentos também é importante, deve se dar preferência para os alimentos consumidos na sua forma in natura, ou cozidos no vapor.

Tais alimentos devem ser temperados com o mínimo de sal, dando preferências para os temperos à base de ervas, limão e pimenta.

Como podemos observar a base de todas as dietas é a mesma, o que muda é a forma que ocorre a diminuição da ingestão de calorias. Portanto o ideal para a escolha de uma boa dieta é ver aquela que mais se adequa ao seu perfil e a sua rotina.

E claro que uma consulta com um profissional da área é indispensável, pois somente ele poderá ver qual a sua real necessidade de emagrecimento e as suas deficiências nutricionais.

Escolha quais das dietas para emagrecer tem mais haver com você, deixe também seu comentário abaixo.

Gostou? Então Compartilhe!
    Emagrecer de Vez

    Vinícius Antonio

    Website: