Dieta da USP Realmente Funciona?

Dieta da USPVerão chegou e com ele promessas de boas dietas para perda de peso. São vários tipos de dieta que prometem a perda de muito peso em pouco tempo. Bem isso é tudo que as mulheres e homens desejam para curtir o verão com uma boa forma física.

O objetivo deste post é fazer uma discussão sobre uma dessas dietas a dieta da USP, muito procurada agora no verão, pois a mesma promete a perda de 10 a 15 quilos em apenas 15 dias. Mas será que realmente a dieta da USP funciona?

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa dieta, quais são suas bases e o que está por trás dessa famosa dieta.

Bases nutricionais da Dieta da USP

É uma dieta de baixíssimas calorias, em que há uma grande redução da ingestão de carboidratos (macronutriente que fornece energia para o corpo). E aumento considerável na ingestão de proteínas e gorduras boas.

É uma dieta que possui um cardápio fixo, ou seja, ela não permite a troca de alimentos, portanto para atingir o resultado prometido você deverá seguir a risca.

O cardápio da Dieta da USP se baseia nos seguintes alimentos: carne, peixe, ovos, verduras, sementes oleaginosas, laticínios ricos em gordura, óleos saudáveis (azeite de oliva).

Com relação a bebidas: É permitida somente a ingestão de café, chá e água.

A dieta da USP funciona?

Essa é a pergunta que não quer calar. A resposta é sim! Com ela você conseguir perder bastante PESO, mas não EMAGRECE. Você deve estar se perguntando qual a diferença entre perder peso e emagrecer.

Perder peso significa na perda de liquido e massa muscular. Já o emagrecimento significa perda de gordura.

perder barriga e definir o abdomen

Mediante isso vou apresentar aqui as vantagens e desvantagens da dieta da USP para que você possa tirar suas próprias conclusões.

Vantagens da dieta da USP

  • Perda de bastante peso em torno de aproximadamente 10 a 15 quilos.
  • Dieta rápida, pois dura apenas 15 dias.
  • Atende aos desejos de quem precisa perder peso rapidamente para algum evento (viagem, casamento, algum evento em que a pessoa deseja estar “magro”).

Desvantagens da dieta da USP

 Dieta que restringe a principal fonte de energia para o bom funcionamento do seu corpo.

  • Dieta fixa, você tem que comer os alimentos do cardápio, portanto não é prática para quem trabalha e tem que comer fora.
  • É uma dieta que interfere em sua rotina devido a sua restrição alimentar.
  • Perda de massa muscular, nesta dieta como o corpo vai ficar sem energia, devido a restrição do carboidrato. O seu corpo começa a “roubar” energia que está armazenada nos músculos, daí ele começa a consumir sua massa muscular.

Dicas dos nutricionistas

A grande maioria dos nutricionistas não vê a dieta da USP com bons olhos. Os que defendem essa dieta se baseiam em algumas evidências científicas de que este tipo de dieta é a melhor opção para as pessoas que querem perder peso e reduzir o risco de doença.

Mas para muitos nutricionistas dietas que restringem carboidratos são mais prejudiciais do que benéficas. Pois a perda de peso é temporária não induz a uma reeducação alimentar.

A visão dos nutricionistas sobre esta dieta é que com ela, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio. Daí o resultado é que se você parar e voltar aos velhos hábitos alimentares todo o peso perdido vai voltar novamente.

Efeitos colaterais da dieta da USP

Como essa dieta é considerada restrita em carboidratos e alta em proteínas ela vai apresentar os mesmos efeitos colaterais das famosas dietas (dieta Low Carb, dieta Dukan e a dieta de Atkins).

Segue abaixo alguns efeitos colaterais que é importante você ter conhecimento caso opte por fazer esta dieta:

  • Fraqueza no corpo.
  • Falta de concentração mental.
  • Dores de cabeça.
  • Enjoo.
  • Constipação intestinal.
  • Mau hálito.
  • Diminuição da pressão arterial.
  • Diminuição da densidade óssea.

Um alerta para sua saúde!

Como disse no início deste post essa dieta é para somente duas semanas, o grande problema é que pessoas que estão muito acima do peso, se empolgam com a perda rápida e fazem dessa dieta uma rotina até perderem todo o excesso de peso, veja os principais alertas:

 

  • Se está dieta for seguida por 1 mês ou mais o corpo pode entrar em cetoacidose, ou seja, é um desequilíbrio químico do sangue que pode levar a graves problemas de saúde.
  • Não é todo mundo que pode fazer está dieta, pessoas diabéticas estão proibidas de segui-la.

  • Antes de fazer qualquer dieta verifique o seu estado de saúde e consulte um nutricionista ele é o profissional adequado para te orientar.

 

Se você gostou das dicas e informações compartilhadas neste post, considere compartilhá-lo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para mim!

Gostou? Então Compartilhe!
    Emagrecer de Vez

    Vinícius Antonio

    Website: