«

»

abr 16 2015

Saiba Como Correr Para Derreter a Gordura

 correr-emagrecimentoVocê quer perder peso e não quer ir à academia? Deseja entrar naquele belo vestido, mas não tem tempo para enfrentar o trânsito e ir fazer aquela bicicleta ergométrica chata?

Eu tenho uma excelente alternativa para você. Espero que você goste! Sabia que correr é uma fantástica maneira de queimar aquela gordura tão indesejada do seu corpo e controlar seu peso?

Mas, para obter estes resultados não basta calçar um tênis e sair correndo pelo quarteirão. Existem algumas orientações que vale a pena você saber, antes de tomar a decisão de ser uma corredora (o).

Como correr de forma correta e obter resultados fantásticos?

Correr como outro esporte qualquer exige técnica, disciplina, força de vontade. Aqui quero mostrar para você alguns princípios que vão te orientar quanto à prática correta desse esporte, afim de que você obtenha o resultado que você espera.

O principal evento que deve ser levado em considerações é a sua frequência de treinamento, seguida pela intensidade do exercício e as horas que você se dedica ao exercício.

Então o ideal para as pessoas iniciantes é correr duas vezes na semana por cerca de 15 a 20 minutos em uma intensidade moderada (correr mais devagar). Faça isso até que você sinta que seu corpo consegue correr por mais tempo, ou que dá para correr mais dias, assim você poderá passar a correr três vezes na semana.

Ou então você poderá continuar correndo 15 a 20 minutos mais aumentar a intensidade (acelerar sua corrida). O ideal é que depois você tenha um relógio que consiga medir a sua frequência cardíaca.

Medir a frequência cardíaca é muito importante para quem corre com o objetivo de emagrecer, pois de acordo com sua idade e o sexo existe uma boa faixa de frequência. Isso significa que para correr e emagrecer você deve estar sempre na sua faixa de frequência ideal.

Vou te dar um exemplo para facilitar a compreensão. Você é uma mulher de 35 anos, portanto sua frequência ideal para queimar calorias é em torno de 130 a 157 batimentos cardíacos por minuto.

perder barriga e definir o abdomen

 

Abaixo segue uma tabela onde você pode encontrar o seu próprio ritmo e a “zona alvo” de acordo com a sua idade.

 Idade Ritmo cardíaco ideal (75% da freqüência cardíaca máxima (batidas/minuto) “Zona alvo” do ritmo cardíaco (entre 70 e 85% da freqüência cardíaca máxima (batidas/minuto)
20 150 140 a 170
25 146 137 a 166
30 142 133 a  162
35 139 130 a 157
40 135 126 a 153
45 131 123 a 149
50 127 119 a 145
55 124 116 a 140
60 120 112 a 136
65 116 109 a 132
70 112 105 a 128

 

Porque correr emagrece?

Correr é um exercício que envolve todo o seu corpo. Como tal, exige um alto nível de esforço e gasto de energia e o melhor mais de que a energia vem da gordura.

Seu corpo queima gordura melhor quando você correr a uma velocidade que corresponde a cerca de 65% de sua frequência cardíaca máxima. Se você está indo pela sua intuição, isso se traduz em um cinco de 10 na escala de nível de esforço (10 sendo um esforço máximo).

Quanto mais tempo ou maior intensidade, maior será a taxa de queima de gordura. Evite tomar bebidas esportivas ou géis de energia durante as corridas com a finalidade de queima de gordura, porque o conteúdo de carboidrato desses produz reduz a dependência dos músculos para metabolizar a gordura como combustível principal para as células musculares.

Correr rápido é uma excelente ferramenta para a perda de peso. Não só você detona mais calorias como também o seu corpo queima mais gordura por um longo período de tempo depois que você para de correr.

A aceleração em subidas faz com que sua frequência cardíaca fique mais   alta e com isso também você queima mais calorias.

Dicas para quem quer correr

Se você optou pela corrida para auxiliar o seu emagrecimento você deve ter alguns cuidados:

  • Corra em terrenos planos,
  • Evite correr a noite,
  • Escolha um tênis apropriado para corrida,
  • Se for correr debaixo do sol use roupas que barrem os raios solares, bem como faça uso do filtro solar.
  • Mantenha se hidratado (a) durante toda a corrida
  • Consulte o seu médico antes de colocar o tênis e sair correndo por aí.

Se você gostou das informações compartilhadas neste post, considere compartilhá-lo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante!

Gostou? Então Compartilhe!
    Emagrecer de Vez