Treinamento Funcional é Diferente da Musculação?

treinamento funcional

Mais e mais pessoas estão usando o treinamento funcional, e alguns argumentam que é a única maneira de treinar de forma completa. Muitos alegam que o treinamento funcional é igual a musculação.

Isso tem gerado uma certa dúvida entre as pessoas na hora de escolher a sua atividade física. O objetivo deste post é dar a você  uma compreensão do  que é  treinamento funcional, e o que ele faz e não faz, e qual a diferença dele para a musculação.

O que é o treinamento funcional?

Bem nada melhor do que eu começar pela definição para que você possa entender melhor o que vai ser tratado neste post. Todo o movimento humano é uma combinação de várias funções. Qualquer movimento que você faça não pode ser realizado sem a função muscular.

No treinamento muscular a primeira grande diferença é que para a execução dos movimentos é utilizado faixas, bolas, pesos livres e exercícios isométricos em uma tentativa de condicionar o corpo em um ambiente não estável.

Muitos dos especialistas acham que a realização de exercícios que simulam atividades ou habilidades específicas é a maneira mais eficaz de treinar.

Quais os benefícios do treinamento funcional?

  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora na coordenação motora;
  • Melhora no equilíbrio;
  • Redução da gordura corporal;
  • Maior definição muscular;
  • Maior tonificação muscular;
  • Melhora no condicionamento cardiorrespiratório;
  • Aumento da auto estima;
  • Melhora na agilidade dos movimentos;
  • Maior queima calórica.

Diferença entre treinamento funcional e musculação

A principal diferença entre a musculação e o treinamento funcional é que na musculação se utiliza máquinas com pesos para se fazer os movimentos, de forma que os movimentos são contra um peso, a fim de causar rupturas nas fibras musculares.

Já no treinamento funcional não se utiliza pesos, o peso é o do próprio corpo e não há necessidade de equipamentos, apenas acessórios como bola suíça, fita elástica, elástico, cordas e pesos livres.

Para você entender melhor a diferença vou te dar um exemplo: Por exemplo, vamos comparar um exercícios de bíceps com halteres em uma bola suíça  e um exercício de bíceps uma máquina (como Hammer) .

perder barriga e definir o abdomen

Durante a realização da rosca com halteres na bola suiça, não há tensão profunda no bíceps e a resistência é maior quando o haltere é perpendicular ao chão. A quantidade de estímulo é também diminuída devido ao fato de o indivíduo equilibrar se na bola suíça.

Já o mesmo exercício feito na máquina existe uma tensão constante sobre o bíceps e a quantidade da tensão varia de acordo com o movimento. E então fica a pergunta: qual desses exercícios vai tornar você mais forte qual vai estimular mais fibras no bíceps?

Na opinião de muitos especialistas no assunto, o treinamento de musculação (feito na máquina) é o melhor e mais recomendado para quem tem o objetivo de aumentar a força e ganhar mais massa muscular. Lembrando sempre que quanto mais músculo equivale a mais força.

Qual treinamento é mais efetivo e recomendado o treinamento funcional ou a musculação?

Essa resposta ela é incerta, pois vai depender do seu objetivo, todos dois são ótimos, mas qual é o seu objetivo?  Se você deseja ganhar massa muscular o mais indicado pode ser a musculação, se o seu objetivo é ter mais resistência o melhor vai ser o treinamento funcional.

Lembre-se sempre de que o treinamento de força  e treinamento de habilidade são duas coisas completamente diferentes. Devem ser feitas as seguintes perguntas Ao projetar ou avaliar de um programa de treinamento. Você deve ter em mente as seguintes perguntas: Qual é o objetivo? É eficiente para o meu objetivo? É seguro para minha saúde? Trata-se de produzir os resultados desejados? É ideal para meu estilo de vida?

O treinamento funcional, obviamente, tem algum benefício, e pode ser um ótimo complemento para um programa de força bem concebido. No entanto, ele nunca deve tomar o lugar de uma rotina de treinamento de força estruturada (musculação).

Por isso os profissionais recomendam usar uma abordagem combinada, que se utiliza da musculação, pesos livres, peso corporal, bolas, faixas, e qualquer coisa que vai entregar os resultados desejados.

Se você gostou das dicas e informações sobre treinamento funcional e musculação, compartilhadas neste post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário !

.

Gostou? Então Compartilhe!
    Emagrecer de Vez

    Vinícius Antonio

    Website:

    2 Comentários

    1. natalia

      eu so tenho fece como qe faco para receber as receitas ?

      • Vinícius Antonio

        Bom dia!

        Se você quiser receber informações e dicas do site basta cadastrar o seu e-mail na própria página, estou criando uma fan page no face e em breve disponibilizarei para melhorar a comunicação.

        Qualquer dúvida é só entrar em contato, meu e-mail é vinicius.antonio@dominandoabarriga.com

        Bom Final de semana.

        Vinícius.

    Comentários não são permitidos.